UCAM BAJA
UCAM BAJA

Sobre o BAJA

BAJA SAE

O que é?

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. E o mais estimulante é que as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.

A competição

Os alunos que participam do Baja SAE BRASIL devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.
As etapas da competição não são complementares e a equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir da etapa internacional da prova nos Estados Unidos.

Histórico

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL.
No ano seguinte, em 1995, era realizada a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, cidade de São Paulo. No ano seguinte a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002. A partir de 2003 a competição passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, no ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.

Desde 1997 a SAE BRASIL também apoia a realização de eventos regionais do Baja SAE BRASIL, através de suas Seções Regionais. Desde então dezenas de eventos foram realizados em vários estados do país como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Quem Somos Nós

A equipe UCAM BAJA foi fundada em 12 de setembro de 2014 com total auxílio e parceria com a Universidade Candido Mendes e também com o professor orientador MSc. André Luiz Vicente de Carvalho e reúne integrantes de todos os cursos da universidade a fim de aprimorar suas habilidades e por em pratica seus conhecimentos.

Este projeto é o único na região que competiu a nível regional e nacional e vem se destacando como equipe novata por ter seu protótipo aprovado em todos os quesitos de segurança e por ter desenvolvido sistemas de suspensão bastante inovadores. O foco da equipe está em desenvolver sistemas eficientes, de baixo peso e custo aplicando o conhecimento desenvolvido em sala de aula e em pesquisas para desenvolver muitas vezes sistemas completamente inovadores.

Equipe

A equipe é distribuída conforme  o organograma abaixo:

Sendo composta por:

Equipe
Gerente geral Tayná Azevendo Menezes
Gerente Administrativo  Amanda Neves Reis Tavares
Gerente de Projeto  Rodolpho Tadeu Francisco Nogueira
Líder de Suspensão e Direção  Thiago Tinoco Ribeiro
Líder Powertrain  Luís Guilherme de Farias Lage
Líder de Cálculo Estrutural  Tarcísio Carvalho de Souza
Líder de EDA Josian Campista Pereira 
Líder de Elétrica e Eletrônica  Caio Chagas Gimenes Viana
Líder de Freios  Davi Nogueira Rodrigues
Líder de Qualidade  Vitor do Couto Faria Gonçalves 
Líder de Finanças  Larissa Guimarães José
Marketing Jade de Sá Lopes 
Marketing Theyllor Estulano do Espírito Santo 
Marketing Vitória Alves 
Stakeholder Pedro Rumen da Costa
Membro Bruno de Almeida Miranda
Membro Carlos Guilherme de Souza Abreu
Membro Cleisson Júnior Rodrigues de Souza
Membro Danilo da Costa Margues
Membro Elivandro Tavares Lobo
Membro Gabriel de Souza do Nascimento
Membro Gabriel Pessanha Maia
Membro Jamile da Silva Ramos
Membro Lucas Locatelli dos Santos
Membro Matheus dos Reis Santana
Membro Pedro Huang
Membro Pedro Paulo Eiras Barbosa
Membro Renato Moreno Teixeira
Membro Rodrigo Lucas Oliveira Almeida
Colaborador João Vitor Rodrigues 
Colaborador Marcelo Cabral Rodrigues
Colaborador Patrick Nascimento 
Colaborador Rômulo da Silva Paes

Informações do veículo

Chassi
  • Tubular – Aço SAE4130
  • Dimensões: 1,35m x 0,68m x 1,86 m
Carenagem
  • Fibra de vidro
Motor
  • Briggs & Stratton 10 HP
  • Monocilíndrico com 305cc
Transmissão
  • Redução por pinhão/coroa/corrente
  • Transmissão automática por CVT
Freios
  • Freio a disco com circuito hidráulico
Direção
  • Sistema Pinhão/Cremalheira
Suspensão
  • Dianteira independente – Duplo A
  • Traseiro dependente – Eixo rígido
Sistema Elétrico
  • Sistema de luz de freio
  • Chave de emergência
Sistema Eletrônico
  • Velocímetro
  • Sensor de nivel de combustivel
  • Sensores de temperatura (Motor/CVT)
Desempenho
  • Velocidade máxima: 50,7km/h
  • Aceleração (30m): 7,78m/s²

 

Projeto conceitual do carro
Protótipo totalmente finalizado

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