UCAM Baja
UCAM Baja

Sobre o BAJA

BAJA SAE

O que é?

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. E o mais estimulante é que as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.

A competição

Os alunos que participam do Baja SAE BRASIL devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.
As etapas da competição não são complementares e a equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir da etapa internacional da prova nos Estados Unidos.

Histórico

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL.
No ano seguinte, em 1995, era realizada a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, cidade de São Paulo. No ano seguinte a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002. A partir de 2003 a competição passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, no ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.

Desde 1997 a SAE BRASIL também apoia a realização de eventos regionais do Baja SAE BRASIL, através de suas Seções Regionais. Desde então dezenas de eventos foram realizados em vários estados do país como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

                                                                                  

Quem Somos Nós

A equipe UCAM BAJA foi fundada em 12 de setembro de 2014 com total auxílio e parceria com a Universidade Candido Mendes e também com o professor orientador MSc. André Luiz Vicente de Carvalho e reúne integrantes de todos os cursos da universidade a fim de aprimorar suas habilidades e por em pratica seus conhecimentos.

Este projeto é o único na região que competiu a nível regional e nacional e vem se destacando como equipe novata por ter seu protótipo aprovado em todos os quesitos de segurança e por ter desenvolvido sistemas de suspensão bastante inovadores. O foco da equipe está em desenvolver sistemas eficientes, de baixo peso e custo aplicando o conhecimento desenvolvido em sala de aula e em pesquisas para desenvolver muitas vezes sistemas completamente inovadores.

Equipe

Nossa equipe é composta por:

Equipe
Gerente Geral Amanda Neves Reis Tavares
Gerente Administrativo Pedro Rumen da Costa
Gerente de Projeto Thiago Tinoco Ribeiro
Líder de Cálculo Estrutural Luís Guilherme de Farias Lage
Líder de Freio Cleisson Júnio Rodrigues de Souza
Líder de EDA Josian Campista Pereira
Líder de Eletrônica Davi Nogueira Rodrigues
Líder de PowerTrain Matheus dos Reis Sant’Ana
Líder de Qualidade Danilo da Costa Marques
Líder de Suspensão e
Direção
Caio Chagas Gimendes Viana
Líder de Finanças Jamile da Silva Ramos
Líder de Marketing Vitória Victor Rodrigues
Cálculo Estrutural André de Lima Almeida
Cálculo Estrutural Victor Locatelli Veiga Agra Cadarso
Freio Gabriel Pessanha Maia
Freio Caio de Freitas Rocha
EDA Yann Monteiro Mandu
Elétrica e Eletrônica Elivandro Tavares Lobo
PowerTrain Gustavo Gomes da Costa Freitas
Suspensão e Direção Carlos Guilherme Souza Abreu
Suspensão e Direção Lucas Silva de Souza
Suspensão e Direção Vitor do Couto Faria Gonçalves
Colaborador João Marcos da Silva Oliveira Moraes
Colaborador Lucas Locatelli dos Santos
Colaborador Nathalia Nascimento Carlos
Colaborador Tarcísio Carvalho de Souza
Colaborador Tayná Azevedo Menezes
Colaborador Pedro Huang
Colaborador Theyllor Estulano do Espirito Santo

 

Informações do veículo

Informações básicas do veículo:

Chassi

  • Tubular – Aço SAE4130
  • Dimensões: 1,35m x 0,68m x 1,86 m
Carenagem
  • Fibra de vidro
Motor
  • Briggs & Stratton 10 HP
  • Monocilíndrico com 305cc
Transmissão
  • Redução por pinhão/coroa/corrente
  • Transmissão automática por CVT
Freios
  • Freio a disco com circuito hidráulico
Direção
  • Sistema Pinhão/Cremalheira
Suspensão
  • Dianteira independente – Duplo A
  • Curso total: 10”
  • Frequência: 1,56 Hz
  • Aro 13 – Pneu 24,5”
  • Traseira independente – Multilink
  • Curso total: 10”
  • Frequência: 1,72 Hz
  • Aro 13 – Pneu 24,5”
Sistema Elétrico
  • Sistema de luz de freio
  • Chave de emergência
Sistema Eletrônico
  • Velocímetro
  • Sensor de nível crítico de combustível
  • Sensores de temperatura (CVT)
  • Tacômetro
  • Sensor de nível de bateria
  • Telemetria
Desempenho
  • Velocidade máxima: 50,7km/h
  • Aceleração (30m): 3,9s

 

Fotos do veículo

*Fotos da competição de Piracicaba (SP)

Patrocinadores

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Apoio

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