UCAM BAJA
UCAM BAJA

Sobre o BAJA

BAJA SAE

O que é?

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. E o mais estimulante é que as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.

A competição

Os alunos que participam do Baja SAE BRASIL devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.
As etapas da competição não são complementares e a equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir da etapa internacional da prova nos Estados Unidos.

Histórico

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL.
No ano seguinte, em 1995, era realizada a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, cidade de São Paulo. No ano seguinte a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002. A partir de 2003 a competição passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, no ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.

Desde 1997 a SAE BRASIL também apoia a realização de eventos regionais do Baja SAE BRASIL, através de suas Seções Regionais. Desde então dezenas de eventos foram realizados em vários estados do país como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Quem Somos Nós

A equipe UCAM BAJA foi fundada em 12 de setembro de 2014 com total auxílio e parceria com a Universidade Candido Mendes e também com o professor orientador MSc. André Luiz Vicente de Carvalho e reúne integrantes de todos os cursos da universidade a fim de aprimorar suas habilidades e por em pratica seus conhecimentos.

Este projeto é o único na região que competiu a nível regional e nacional e vem se destacando como equipe novata por ter seu protótipo aprovado em todos os quesitos de segurança e por ter desenvolvido sistemas de suspensão bastante inovadores. O foco da equipe está em desenvolver sistemas eficientes, de baixo peso e custo aplicando o conhecimento desenvolvido em sala de aula e em pesquisas para desenvolver muitas vezes sistemas completamente inovadores.

Equipe

A equipe é distribuída conforme  o organograma abaixo:

Sendo composta por:

Equipe
André Alves Henrique Suspensão e Direção
Bruno de Almeida Miranda Powertrain
Caio Cesar dos Santos Pessoa Powertrain
Caio Chagas Gimenes Viana Gerente Geral
Caíque Rangel da Conceição Suspensão e Direção
David Coverdale Rangel Velasco Gerente Administrativo
Flavio Macedo da Silva Freios
Francisco Henriques da Silveira Neto Ergonomia, Design e Acabamento
Jhenifer da Silva Amaral Gestão de Processos
João Gabriel Mello Barcelo Ergonomia, Design e Acabamento
Luís Guilherme de Farias Lage Powertrain
Marcelo Cabral Rodrigues Powertrain
Marcos Antônio Freitas Leite Júnior Suspensão e Direção
Patrick Vieira Pessanha do Nascimento Cálculo Estrutural
Pedro Gomes Feres Schwartz Augé Cálculo Estrutural
Rodrigo Farias de Oliveira Freios
Tayná Azevedo Menezes Ergonomia, Design e Acabamento
Thales Barboza Toledo Gerente de Projeto
Theyllor Estulano do Espírito Santo Gestão de Processos
Vitor do Couto Faria Gonçalves Powertrain
Yan Sales Abreu dos Santos Elétrica e Eletrônica

 

Informações do veículo

Chassi
  • Tubular – Aço SAE4130
  • Dimensões: 1,35m x 0,68m x 1,86 m
Carenagem
  • Fibra de vidro
Motor
  • Briggs & Stratton 10 HP
  • Monocilíndrico com 305cc
Transmissão
  • Redução por pinhão/coroa/corrente
  • Transmissão automática por CVT
Freios
  • Freio a disco com circuito hidráulico
Direção
  • Sistema Pinhão/Cremalheira
Suspensão
  • Dianteira independente – Duplo A
  • Traseiro dependente – Eixo rígido
Sistema Elétrico
  • Sistema de luz de freio
  • Chave de emergência
Sistema Eletrônico
  • Velocímetro
  • Sensor de nivel de combustivel
  • Sensores de temperatura (Motor/CVT)
Desempenho
  • Velocidade máxima: 50,7km/h
  • Aceleração (30m): 7,78m/s²

 

Projeto conceitual do carro
Protótipo totalmente finalizado

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