UCAM Baja
UCAM Baja

Sobre o BAJA

BAJA SAE

O que é?

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. E o mais estimulante é que as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.

A competição

Os alunos que participam do Baja SAE BRASIL devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.
As etapas da competição não são complementares e a equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir da etapa internacional da prova nos Estados Unidos.

Histórico

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL.
No ano seguinte, em 1995, era realizada a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, cidade de São Paulo. No ano seguinte a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002. A partir de 2003 a competição passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, no ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.

Desde 1997 a SAE BRASIL também apoia a realização de eventos regionais do Baja SAE BRASIL, através de suas Seções Regionais. Desde então dezenas de eventos foram realizados em vários estados do país como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

                                                                                  

Quem Somos Nós

A equipe UCAM BAJA foi fundada em 12 de setembro de 2014 com total auxílio e parceria com a Universidade Candido Mendes e também com o professor orientador MSc. André Luiz Vicente de Carvalho e reúne integrantes de todos os cursos da universidade a fim de aprimorar suas habilidades e por em pratica seus conhecimentos.

Este projeto é o único na região que competiu a nível regional e nacional e vem se destacando como equipe novata por ter seu protótipo aprovado em todos os quesitos de segurança e por ter desenvolvido sistemas de suspensão bastante inovadores. O foco da equipe está em desenvolver sistemas eficientes, de baixo peso e custo aplicando o conhecimento desenvolvido em sala de aula e em pesquisas para desenvolver muitas vezes sistemas completamente inovadores.

Equipe

Nossa equipe é composta por:

Equipe

Gerente Geral

Davi Nogueira Rodrigues

Gerente Administrativo

Manuela Farias Ribeiro Gomes

Gerente de Projeto

Mateus Martins Ramos

Líder de Cálculo Estrutural

Victor Locatelli Veiga Agra Cadarso

Líder de Freio

Líder de EDA

 Letícia Pereira da Silva Souza

Líder de Eletrônica

Luís Guilherme da Farias Lage

Líder de PowerTrain

Líder de Qualidade

 Caio Spalla Tinoco

Líder de Suspensão e
Direção

Hugo Dalcin Pin

Líder de Finanças

Jamile da Silva Ramos

Líder de Marketing

                               –

Líder Núcleo de Negócios

Nathália Nascimento Carlos

Cálculo Estrutural

Bruno de Almeida Avellar Guimarães

Cálculo Estrutural 

Matheus Lenoir Dias Gama

Financeiro

Diego Assis Resende Gonçalves 

Freio

Igor Fontão Pereira de Oliveira

Freio

 Lucas Moraes Santos

EDA

Gabriel Cunha Almeida

Elétrica e Eletrônica

Gustavo dos Santos Andrade

Núcleo de Negócios

Gabriel Santos Oliveira de Castro Costa

Powertrain

Rafael Gomes Barcelos

Powertrain

João Vitor Silva Sodré

Suspensão e Direção

Lucas Silva de Souza

Suspensão e Direção

Pedro Henrique dos Santos Rangel

Colaborador

Cleisson Júnio Rodrigues de Souza

Colaborador

Gabriel Pessanha Maia

Colaborador

Ramon Rangel Cavalcante

Marketing 

Mariana Pessanha Ribeiro Arêas

Marketing 

Giulia Dias Apolinário

 

 

Informações básicas do veículo:
Informações do veículo

Chassi

  • Tubular – Aço SAE4130
  • Dimensões: 1,35m x 0,68m x 1,86 m
Carenagem
  • Fibra de vidro
Motor
  • Briggs & Stratton 10 HP
  • Monocilíndrico com 305cc
Transmissão
  • Redução por pinhão/coroa/corrente
  • Transmissão automática por CVT
Freios
  • Freio a disco com circuito hidráulico
Direção
  • Sistema Pinhão/Cremalheira
Suspensão
  • Dianteira independente – Duplo A
  • Curso total: 10”
  • Frequência: 1,56 Hz
  • Aro 13 – Pneu 24,5”
  • Traseira independente – Multilink
  • Curso total: 10”
  • Frequência: 1,72 Hz
  • Aro 13 – Pneu 24,5”
Sistema Elétrico
  • Sistema de luz de freio
  • Chave de emergência
Sistema Eletrônico
  • Velocímetro
  • Sensor de nível crítico de combustível
  • Sensores de temperatura (CVT)
  • Tacômetro
  • Sensor de nível de bateria
  • Telemetria
Desempenho
  • Velocidade máxima: 50,7km/h
  • Aceleração (30m): 3,9s

 

Fotos do veículo

 



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